[Re]post

Projetos PHP e Integração Contínua


Estamos lutando aqui na 3Jane para alcançarmos um formato indolor de Continuous Integration ( aqui e aqui ) em nossos projetos – que são (até então) em PHP.

Existe um número relevante de ferramentas disponíveis, o problema esta sendo fazer com que elas sigam um fluxo natural no projeto. Ou as ferramentas precisam de uma adaptação para PHP (como o CruiseControl com o PHPUnderControl), ou as ferramentas não se encaixam, ou são muito limitadas.

Embora um pouco complexo, estamos achando algumas coisas boas. Para começar, tinhamos decidido apostar no CakePHP, um framework sólido e com grande similaridade com o Rails. Ficamos realmente satisfeitos com a organização da “criança” e de como ele é bem feito. E também tem o fato de que o CakePHP já vem com uma integração com o SimpleTest, que até onde pude ver, a ponte entre eles é sólida e sem “adaptações” incomodas – até porque o SimpleTest também é em PHP.

Acontece que pelo CakePHP ser bem completo, ele também é mais lento que outros frameworks e por motivos de força maior decidimos trocar para o Code Igniter, que também é um bom framework, mas não possui tantas camadas quanto o CakePHP e teremos que “digitar mais”. Outro ponto fraco do Code Igniter com relação ao CakePHP é o bake, que é um script generator do CakePHP que agiliza muito a vida.

Quanto aos testes no Code Igniter ele já vem com uma library bem simples para teste unitário, mas é tão simples que estou propondo aqui que troquemos para o SimpleTest ou PHPUnit. Como este último parece ter uma integração com o PHPUndercontrol, estou lendo como plugá-lo ao CodeIgniter.

Já construímos o Tracer Bullet para os testes do ambiente e estamos implantando-o. Estou vendo o Phing para automatizar o processo de deploy, mas ainda não parei para estuda-lo de verdade. Essa é uma das minhas metas nos próximos dias.

Para controle de código, migramos do SourceSafe para o SubVersion e apesar de alguns problemas com o Tortoise, valeu a pena. Pra ser bem sincero, o engraçado é como sempre os problemas envolvem o Windows. Para controle de bug/issues estamos usando o Jira e como Wiki o Confluence. Ah, e para a documentação do nosso código estamos usando o phpDocumentator.

Ufa! Acho que é isso… O problema é conseguir tempo pra ver tudo isso e dar continuidade no projeto. Mas posso dizer que demos um “salto quântico” no processo de desenvolvimento aqui na 3Jane. Se você quiser uma lista organizada e decente das ferramentas que podem te ajudar no desenvolvimento em projetos PHP, o Dave Marshall publicou um top 10 no blog dele.

Por fim, deixo com vocês um slide falando sobre PHP + Continuous Integration :


I'm Pedro Mendes, a passionate developer and technology enthusiast. This blog covers programming and technology in the broadest sense possible. It's the place I collect my thoughts, work and findings to share with the public.

View Comments