Ferramentas de Apoio

Usando Google como ferramenta Wiki


Não sei se todos sabem, mas o Google Sites é também um eficiente Wiki empresarial. Basta criar o site, não defini-lo como público, convidar os envolvidos no projeto e pronto. O Google Sites tem todas as ferramentas de um Wiki decente.

Sei que para algumas empresas colocar suas documentações em uma ferramenta externa (e de terceiros) pode ser um pesadelo, mas para outras poder terceirizar a manutenção de um sistema de apoio ao desenvolvimento é um alívio.

Outras ferramentas para Wiki interessantes são: o MediaWiki (gratuito) em php, o TWiki (gratuito) em perl ou o <a href="http://www buy generic lasix.atlassian.com/software/confluence/”>Confluence (comercial) em Java.

Update 1: O Rafael Dx7 achou o projeto Instiki no RubyForge, que também é free. Como o site estava fora e eu não sabia que ele estava hospedado em outro lugar, acabei deixando de fora. Vlw pela dica!

Update 2: Ótima réplica do Rafael, para ler clique aqui.


I'm Pedro Mendes, a passionate developer and technology enthusiast. This blog covers programming and technology in the broadest sense possible. It's the place I collect my thoughts, work and findings to share with the public.

View Comments
  • Rafael Dx7

    pelo visto, vc não conseguiu pegar o instiki… falha minha, pq poderia ter te dito que o projeto está no rubyforge tb – http://rubyforge.org/projects/instiki/

    falha sua tb, pois poderia ter perguntado ao google! 😛

    mas uma coisa é interessante analisar:

    instiki -> projeto em ruby, bastante interessante, simples e elegante

    mediawiki -> projeto em php, robusto e feio.

    confluence -> em java, com enterprise no nome (senão nem quem fez acredita no projeto – como tudo em java), é caro (como tudo em java) e faz mais do que as pessoas precisam (como tudo em java :P).

    é impressionante como os projetos refletem a cultura da comunidade. rsrs

    (este comentário ficou legal. vai virar post no meu blog… :P)robt

  • Pedro Mendes

    rs… excelente comentário cara!

    Realmente eu procurei o instiki no site para dar alguma referência em Ruby, mas o site esta fora.

    Vlw pela dica!

  • Rcelha

    hahaha.

    Sou vendido não, sou moço de família.

    – ” O google lê nossos email, vê na licensa só… vai que depois aparecem com um sistema igual ao nosso”

    Cara, eu sou totalmente a favor de colocar a manutenção desse serviço na mão de terceiros e pagarmos com propaganda e seja-la-qual-outra-forma, porém em uma empresa sou (a principio) contra… Vamos dizer que não custa muito colocar um funcionário 4h (no máaaximo) para instalar um wiki num servidor 😉