Livros

Review: Clean Code, A Handbook of Agile Software Craftsmanship


Um clássico que merece estar em toda e qualquer coleção de livros sobre desenvolvimento de software: esse é o caso do Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship. Há quase 10 anos atrás, Uncle Bob aterrisava nas prateleiras técnicas com seu livro despejando diversas boas práticas de programação.

Seguindo uma linha diferente de outros livros sobre o tema (que se apoiam na análise e aplicação exaustiva de design patterns),  o tio Bob traz  um livro recheado de opiniões bastante pessoais desenvolvidas ao longo de algumas décadas escrevendo e dando manutenção em códigos.

O livro continua atual (embora alguns exemplos práticos já começam a dar sinais da sua idade), abordando temas como dar bons nomes a classes e métodos, comentários, formatação de código, manipulação de erros, fronteiras no seu código, testes unitários, concorrência, boas práticas em funções e muita mais coisas.

Como mencionei, o livro trata-se de uma apanhado de críticas e sugestões pessoais do autor no processo de criação de código e a importância do livro vem justamente daí: as (sarcásticas) opiniões do autor podem até não serem uma unanimidade, mas são bem fundamentas e, em vários momentos, exemplificadas usando trechos de códigos extraídos de bibliotecas reais de mercado.

Se você ainda não tem na sua coleção, vale a pena ter e reler de tempos em tempos. Para ver mais sobre o livro (e comprar), clique aqui.


I'm Pedro Mendes, a passionate developer and technology enthusiast. This blog covers programming and technology in the broadest sense possible. It's the place I collect my thoughts, work and findings to share with the public.

View Comments